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One Piece RPG : A GRANDE ERA DOS PIRATAS
 
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~ Sistema de Bombas e Explosivos ~

A seguir limites e orientações sobre a criação de explosivos. Entenda que o que será listado a seguir é um orientativo geral ao funcionamento de explosivos do tipo Item de inventário, não leve em consideração as orientações a seguir no que se tratar de Munições explosivas.

Os explosivos serão divido por leveis de 1 a 5. Cada level terá sua descrição de poder de destruição narrativa, área de efeito e orientação de acúmulo* (Acúmulo será explicado adiante).

OBS: Explosivos não possuíram dano numérico, o dano aplicado a NPCs é narrativo e segue o mesmo padrão que narradores já aplicam em aventuras. Ou seja, o que eles querem. Um explosivo pode matar 20 NPCs em um momento, mas no outro pode não ser o suficiente para ferir um NPC MAIS FORTE. Basicamente o dano que eles causaram vai seguir a mecânica que os narradores aplicam para os danos de golpes normais atualmente, visto que HP não é levado em conta durante aventuras.

É IMPORTANTE SALIENTAR: O USO DE EXPLOSIVOS COM INTUITO DE CAUSAR DANO EM PVP’s, EVENTOS DE PVP OU PVE ESTÁ VETADA, PROIBIDA, NEGADA, NÃO VAI SER ACEITA, NÃO ADIANTA CHORAR. A MECÂNICA DE EXPLOSIVOS ESTÁ SENDO CRIADA APENAS PARA O PURO FORFUN, INTERAÇÃO INGAME, PLOTS, SE DIVERTIR E NÃO PARA EXPLODIR OS COLEGUINHAS. EM OUTRAS PALAVRAS ELES SÓ PODEM SER UTILIZADOS PARA DESTRUIR ESTRUTURAS OU CAUSAR EFEITOS.

PS: Se o narrador quiser que um NPC te exploda com explosivos in-game ele pode.





~ Criação de Explosivos ~

Para criação de explosivos existem alguns requisitos que precisam ser atingidos dependendo do level, segue abaixo esses requisitos:

Explosivos de level 1 ao 2: Criação de explosivos;
Explosivos de level 3 ao 4: Criação de explosivos + Química OU Criação de Projéteis
Explosivos de level 5: Criação de Explosivos + Química Ou criação de Projéteis + Ofício Cientista.

Citação :
Todos os explosivos são de fato de explosão, todavia é possível criar outros modelos. Explosões de Luz, Fumaça e por aí, todavia essas criações diferentes (com intuito de causar algum efeito) só são possíveis para Player do OFÍCIO Cientista.

As áreas efetivas destes outros tipos de criação seguem a mesma área efetiva descrita abaixo nos explosivos de explosão.


Citação :
* LEMBRANDO QUE VOCÊ PODE CRIAR UM EXPLOSIVO NO MÁXIMO DO SEU PRÓPRIO LVL.

* Explosivos comprados poderão ser no maximo de level 2.




Como mencionado anteriormente dependendo do level do explosivo ele terá um dano narrativo e área de efeito diferentes, abaixo segue as especificações deste Dano Narrativo.

Citação :
Explosivos level 1:

Capacidade de destruir portas de madeira, janelas, paredes de casa de madeira, árvores finas, rachar o calçamento, romperão cordas, estouraram barris de madeira.

Raio Efetivo: até 1 Metro de raio

Citação :
Explosivos level 2:

Capacidade de destruir portas grossas de madeira, danificar árvores com até 2m de diâmetro, podem rachar ou quebrar paredes de tijolos, romper o caso de pequenos barcos de escuna para baixo.

Raio Efetivo: até 3 Metros de raio

Citação :
Explosivos level 3:

Capacidade de destruir com facilidade parede de tijolos, calçamento, árvores de 3 a 4m de diâmetro. Abrir buracos em embarcações de maior porte como Galeões ou Brigues, embora sejam ainda danos controlados, ou seja, um buraco no casco. Podem deformar ou mesmo conseguir abrir um buraco em chapas de ferro, danificar ou quebrar pilastras de concreto de edificações de pequeno/médio porte. Nesse level consegue arrombar portas de celas desde que o explosivo seja instalado corretamente.

Raio Efetivo: até 5 Metros de raio

Citação :
Explosivos level 4:

Capacidade de destruir pilastras de concreto de construções de médio porte ou danificar pilastras de grande porte, capacidade de destruir o tronco de árvores de até 8m de diâmetro, abrir buracos em paredes de concreto de aproximadamente 1m de diâmetro, desde que não haja chapas de aço internas na parede. São capazes de, quando usadas de forma concentrada, causar danos em portas de aço, veja bem, não vai fazer a porta virar pó, mas se utilizado de forma inteligente pode ser capaz de arrombar elas.

Raio Efetivo: até 7 Metros de raio 

Citação :
Explosivos level 5:

Capacidade de destruir pontes de concreto e pedra, daquelas largas e grossas. Consegue rachar e derrubar paredes feitas de pedra de até 1m de largura, ou paredes de cimento de até 2m de largura, consegue romper cabos ou vigas de aço de até 30cm de raio/largura.

Raio Efetivo: até 10 Metros de raio

Citação :
Como pode ser visto nas descrições quanto maior a construção mais forte sua fundação e mais potente o explosivo devera ser para causar danos. Ainda assim é de EXTREMA dificuldade fazer vir a baixo grandes construções sendo necessário a implantação de vários explosivos em diferentes localidades da construção coordenando sua detonação para que possa ser efetivamente causado danos consideráveis a uma construção de grande porte. Todavia coisas como, destruir uma Ala da construção, rompes celas da prisão, destruir uma parede ou um cômodo são consideradas aceitáveis, todavia evaporar com um Grande QG não é considerado aceitável. Ou seja, dependendo da construção saber como usar os explosivos é mais importante do que os próprios explosivos.

Obs: Narrativamente as perícias edificações, carpintaria ou mineração e similares  podem trazer melhores resultados a quem quer que use os explosivos, uma vez que o conhecimento técnico de onde colocar as bombas pode gerar um dano estrutural maior e por consequência é capaz de ser mais efetivo do que um uso  "aleatório”. Em alguns casos alguém sem tal conhecimento pode inclusive derrubar estruturas sobre si mesmo ou não causar o dano desejado.

Obs²: Cabe sempre ao bom senso do narrador e do narrado saber o que é válido tentar, todo e qualquer dano a ilhas ou suas construções devem sempre apresentar um nível de dificuldade coerente ao grau da ação que o player tentar fazer, sendo assim mesmo que o item seja um facilitador, ele não deve ser aquele que vá fazer tudo pelo player, que deve ser merecedor de tudo o que causar.




~ Acúmulos de explosivos ~

O sistema de acúmulo trata da capacidade de juntas explosivos do mesmo level para conseguir um efeito maior, todavia só é possível atingir UM level a mais com isso. Ou seja, ao juntas explosivos de level 1 você no máximo vai replicar o poder destrutivo de UM explosivo de level 2. A lista a seguir descreve a possibilidade de acúmulos.


  • DOIS explosivos de level 1 => Efeito de explosão de level 2;
  • QUATRO explosivos de level 2 => Efeito de explosão de level 3;
  • SEIS explosivos de level 3 => Efeito de explosão de level 4;
  • OITO explosivos de level 4 => Efeito de explosão de level 5;
  • DEZ explosivos de level 5 => Efeito de explosão levemente superior (será mais poderoso que o efeito de level 5 comum, mas nada absurdo).


Citação :
Obs: Não adianta juntar 10 explosivos de level 1, o efeito destrutivo será no máximo de level 2, o que poderá ser acumulado será no máximo a área de efeito da explosão.




~ Considerações Finais ~

Uma olhada com mais atenção provavelmente o fará perceber que o Dano narrativo dos explosivos na verdade não ultrapassa o seu como player, eventualmente se você não possui uma arma adequada, ou não costuma investir em dano os explosivos serão mais potentes, todavia no geral segue uma linha aproximada do que você faria manualmente e do que 1 explosivo sozinho consegue fazer, assim sendo, por que usar?

Para você causar dano precisa estar no local e talvez se você quer desabar algo… Bem, estar no local pode não ser o recomendado. Você também pode enviar explosivos como armadilha para alguém, ou se NPC pode instalá-lo em algum lugar sem a necessidade de que você vá até lá. Assim sendo, explosivos tem a finalidade de Role Play e não de substituir o jogador como fonte de Dano ou poder destrutivo. Ou seja, são efetivos para criar plots, fazer uma trama, desenvolver um plano estratégico, mas não para serem simples ou corriqueiros em seu uso.

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