A Grande era dos Piratas

FAQCalendárioInícioBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Últimos assuntos
» [Troca de Orientador] Gilgamash
por Jinne Ontem à(s) 23:45

» Apresentando
por Rock Lee Ontem à(s) 22:54

» Olá
por BravheseerOP Ontem à(s) 18:59

» [Kit - Bravheseer]
por BravheseerOP Qua 22 Nov 2017, 23:08

» [kit - Overhaul]
por Satsumi Qua 22 Nov 2017, 22:32

» Kit - Sylvanas
por Satsumi Qua 22 Nov 2017, 22:30

» M.E.P
por Jinne Qua 22 Nov 2017, 21:50

» [MEP - Agnes Ikov]
por GM.Mephisto Qua 22 Nov 2017, 20:22

» Projeto Marcial.
por Magma Ter 21 Nov 2017, 23:11

» Frota - Alliance
por Cubo Nito Ter 21 Nov 2017, 18:45

» [FanFic] - Knights of Valachia
por BravheseerOP Ter 21 Nov 2017, 15:46

» [Kit - Reinhardt]
por Rakan_chaos Seg 20 Nov 2017, 21:02

» [MEP - Gilgamash] The sun king releases his shine
por Sttark Dom 19 Nov 2017, 18:36

» [MEP - Agnes Ikov]
por Pippos Dom 19 Nov 2017, 13:45

» Apresentação
por BravheseerOP Sab 18 Nov 2017, 23:57

» M.E.P Zargrael
por Sttark Sex 17 Nov 2017, 09:04

» [M.E.P] Sindrome
por Sttark Sex 17 Nov 2017, 09:01

» [M.E.P] Joestar
por Sttark Qua 15 Nov 2017, 17:43

» [TEORIA] Wano em dois wanos
por BravheseerOP Qua 15 Nov 2017, 13:09

» Boa tarde o/
por mxoxo Seg 13 Nov 2017, 18:56

Facebook

------------
- NOSSO BANNER-

------------

Naruto AkatsukiPokémon Mythology RPG

http://www.heroisdoolimporpg.com/

Compartilhe | 

[Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Oni
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan 2016, 13:05

Sempre usei essas estratégias sem perceber. Mas acredito que a única que eu realmente conseguia traduzir em pensamentos (e não fazia por impulso) era o negócio de ser o protagonista.

Meus narradores sempre amavam o Davy, a forma engraçada como ele agia e o jeito como ele nunca fugiu de nenhuma luta. A Ash, o Hanzo, e principalmente o Wolf, sempre curtiram postar por causa do jeito do Davy, e eu não tenho reclamação de nenhuma aventura minha por isso.

No meu PvP contra o Luna eu tomei uma surra, mas fiz várias pessoas gargalharem junto comigo.

E o ponto principal é realmente a diversão.

Não poderia concordar mais com você, Sky. E nem tenho nada a adicionar.

Aliás, talvez, só ratificar as suas falas. Eu, como narrador, tive minha melhor experiência de narração com o Jarok. O cara é 100% RPG, jogava por pura diversão e interpretando o jeito impulsivo do personagem. Era fodao em post de luta mas nunca lutava pq era o jeito do personagem dele. Pra mim o cara é o significado de RPG, e o tanto de prêmio que ele negou por interpretar o personagem naquela aventura... Pqp. Pra mim RPG é isso: Role Playing Game. Jogo de interpretação. A partir do momento em que você para de interpretar pra fazer meta-game, tudo perde o sentido e você estraga as coisas. Intérprete de forma a fazer seu personagem se destacar (ser o protagonista), sempre tentando melhorar e se divertir, que você vai estar no caminho certo com ctz. Digo isso pq to no fórum há muito tempo (desde 2013) e nunca me desanimei com meu personagem (não por culpa minha... Cofshiro cofwing)
Ver perfil do usuário
GM.Yami
Game Master
Game Master

Créditos : 49
Warn :
Masculino Data de inscrição : 28/11/2011

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan 2016, 13:50

Cada dia me surpreendo e aprendo mais com você, Sky. Por mais que eu, macaco velho aqui no fórum, possa servir de inspiração para muitas pessoas também, posso também ter passado despercebido alguns pontos que podem incrementar muito na minha narração. Também tenho muito o que aprender e com experiências trocadas é o que nos faz evoluir, como você mesmo disse.

Eu vou até copiar uma MP que eu mandei para um player que me pediu dicas de narração a uns meses atrás. As dicas do Sky estão fantásticas, então eu acho que se houverem diversos ângulos de visão de vários players que já estão um pouco mais acostumados com o fórum, todos podem chegar no topo também. Espero que, assim como ajudou esse player, essa PM possa ajudar outros também.

Citação :
Mas cara, existem diversas dicas que posso te dar, inicialmente, e uma delas é com certeza entrar na pele do seu personagem. A vantagem de narrar em 1ª pessoa é que você sente como o seu personagem sente. Se ele respira, você respira, se ele sente dor, você sente também. Tente criar um personagem com uma personalidade semelhante à sua e, com o passar do tempo, ele vai mudando pelas experiências de vida em que passou. Na hora de narrar, faça isso: seja o seu personagem e não apenas descreva o que ele vai fazer.

E uma boa dica que te dou também é tornar o post mais poético possível. Usar figuras de linguagem, como metáforas, é sempre uma boa ideia. Se você vai descrever que seu personagem, por exemplo, vai fumar, não deixe o post tão mecânico e direto, torne o seu post uma arte também. E tente dar destaque às pequenas coisas, isso deixa o post mais legal também. Vou tentar dizer um exemplo aqui:

Exemplo mecânico: "Após um longo tempo que se passou, senti aquele meu vício me chamando novamente e, com as mãos no maço, retirava um dos cigarros, acendia-o e daria baforadas de fumaça pelo ar, sentindo-me bem novamente."

Exemplo mais "poético": "Meu corpo já trazia consigo os efeitos de minha maldita compulsão. Fraco, quase trêmulo, levaria os dedos secos aos bolsos, tateando a costura do tecido em busca da minha salvação. Um pensamento rápido me ocorria, pensando novamente que aquilo traria a minha morte prematura. Puxava o cigarro, rolando-o pelos meus dedos já firmes pela ideia do vício a ser saciado. Apenas mais uma faísca, uma pequena chama e já sentia as toxinas tomarem conta de mim novamente. Parecia que o cérebro voltava a funcionar, como engrenagens numa grande máquina após receberem sua carga de energia para funcionar. Sugava a fumaça, deixava-o rodar pelos meus pulmões e libertava-os, lentamente, enquanto apreciava a visão turva do mundo por detrás da névoa de tabaco. Aquilo até poderia estar me matando, mas, agora, me tornava mais vivo do que nunca."

Fica um pouco maior o post, é verdade, mas se tiver qualidade nele, não há problema algum o post ficar gigantesco. Como eu havia dito: a vantagem de narrar em primeira pessoa é interpretar tudo o que acontece ao seu personagem como se estivesse acontecendo com você mesmo. Tenta interpretar o que você faria naquela situação. Tente sentir o que seu personagem estaria sentindo ali. No exemplo do cigarro, como você acha que seria a sensação em fumar após um bom tempo sem usar o cigarro? As vezes eu até faço gestos na frente do computador, tentando sentir na pele o que o Yami estaria sentindo, hahahhahahahahha.

Espero ter ajudado, pelo menos um pouco. O que eu disse aqui foi mais um empurrão pra você começar, mas você irá evoluir conforme as aventuras vão passando, então não precisa ter pressa em já começar a escrever bem. O início é bem difícil mesmo.

Por mais que algumas coisas possam até entrar em contradição com o que o Sky disse, lembrem-se que: vocês fazem o seu próprio caminho. Por mais que o narrador que controle o mundo em que você vive, lembre-se que quem vive nele é você e os seus passos definem seu destino e quem você é. Interprete, narre, viva como você acha que deve, não se importando muito para o resto. Assim você achará seu próprio estilo, com certeza.
Ver perfil do usuário
Zed
Pirata
Pirata

Créditos : 31
Warn :
Masculino Data de inscrição : 18/08/2011

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Seg 01 Fev 2016, 00:14

@Edit by Wolfgang: Deve ser por isso que ganhou a última da sua lista.

Ver perfil do usuário
Wolfgang
Honorário
Honorário

Créditos : 27
Warn :
Feminino Data de inscrição : 12/02/2011

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Seg 01 Fev 2016, 18:22

Sky, como esperado de você, achei o texto ótimo e caberia muito bem dentro de um sistema de aprendizado oficial. <3

Já que você citou os principais pontos e outros deram seus depoimentos de como suas narrações e personagens evoluíram, também vou contar um pouco a minha experiência.

Naturalmente, creio que a construção do meu primeiro personagem não foi muito diferente da dos demais jogadores de primeira viagem: uma mistura entre o que eu já sou, minha personalidade e afinidades, somado à algo que eu gostaria de ser (Freud deve explicar isso), o que cria uma certa zona de conforto, já que é muito fácil narrar essa combinação simples. Enfim, esse personagem durou bastante tempo, principalmente porque eu comecei a narrar outras pessoas e para isso abandonei minha própria aventura, então até o primeiro reset (desde 2011) eu não avancei muito.

Assim meus personagens seguiram. Voltei ao fórum criando um personagem um pouco diferente do que estava acostumado, que era pra ser um assassino caçador de recompensas (ia seguir com o Oni), mas por conta da distância/dificuldade de se encontrar com quem já estava avançado, acabei excluindo ele, e em questão de minutos, havia criado a Audrey para ser marinheira com umas pessoas aí *cofshiro*. Foi a primeira vez que eu tinha me distanciado da tal zona de conforto, já que ela era completamente diferente a mim. Inicialmente foi divertido, porque de fato era uma personagem divertida de se narrar... mas aos poucos aquilo começou a ser um incômodo, meu estilo narrativo não se adequava muito bem, apesar de outros gostarem, eu raramente sabia o que e como fazer, e muitas vezes eu a "amansava", dizendo coisas que a proposta da personagem não diria, ou seja, aos poucos eu a estava moldando para que forçadamente entrasse na minha zona de conforto. Eu realmente percebi como eu estava fazendo errado ao ver o Wing narrando com a Yasuko dele (que a proposta era bem parecida, inclusive a personalidade), e é claro, o Oni interpretando perfeita e majestosamente a Audrey na fic dele, ele transmitia exatamente como ela deveria ser, e aceitei que jamais chegaria naquilo, e não sabia se era o que eu queria.

E então veio o reset. Tínhamos aí uns 3 meses pra pensar e construir algo. Inicialmente, eu pretendia colocar uma velha personagem da minha cabeça no papel (que inclusive usei de avatar nesse período), e seria muito fácil para que eu a narrasse, absolutamente dentro da tal zona de conforto da qual eu já não estava tão disposto a sair. No entanto, pouco tempo antes do reset, conversando com o Shiro eu resolvi drasticamente mudar minha personagem, e então em umas duas semanas trabalhei na Pacha.

A Pacha realmente foi uma personagem da qual eu dediquei muito tempo. A história e personalidade eram complexas, eu criei uma mistura muito ousada entre diversas crenças e mitologias. Postei a ficha satisfeito, e ainda assim estava muito receoso. Novamente, ela fugia demais da minha zona de conforto, ela possuía um envolvimento muito forte com misticismo do qual eu não daria conta por simplesmente não ter tal afinidade, nem literária quanto intrapessoal dessa temática de espiritualismo. Tanto que ela possuía uma devoção bastante forte com as crenças dela, e tinha posts que eu simplesmente esquecia de citar isso.

Não durei uma página. Através dos conselhos do Shiro de que "agora era a melhor hora para decidir se você vai excluir ou não seu personagem", eu o fiz. Claro que com muita dor no peito, pois pessoalmente eu a achava uma personagem fantástica, mas não para mim.

Foi aí que em questão de minutos eu criei a Chizu Mi. Uma personagem que eu estou gostando muito de narrar, com certa facilidade até, e estou realmente satisfeito, sinto que nunca a deletarei.

TL;DR: Enfim, o que eu quero dizer é que eu passei por todos esses tópicos apontados pelo Sky. Percebi que a zona de conforto não é um problema, significa que você está simplesmente respeitando seu próprio estilo de narração e fugir dela pelo desafio pode ser uma faca de dois gumes, apesar de arriscar pela originalidade ou se diferenciar de alguma maneira, você corre o risco de se cansar do personagem, de pensar "ele é bom, mas eu gostaria que outro estivesse narrando ele". Creio que não exista conselho melhor do que "faça o que você sabe que vai se divertir".

Curiosamente, meus melhores personagens foram aqueles criados espontaneamente, com história simplistas e personalidades concisas, a Pacha levou duas semanas, enquanto a Chizu Mi já estava pronta na minha cabeça em questão de minutos.

Eu apenas invejo meus companheiros pela capacidade de memória literária deles. Por mais que eu leia muitos livros (ano passado mesmo eu li mais de quinze livros ótimos, até onde perdi a contagem), eu ainda sinto que minha narração é bastante rasa, sem aquela desenvoltura invejável que o Wing e o Shiro, por exemplo, conseguem transmitir nos posts deles com um lirismo maravilhoso. É um ponto que eu gostaria de aprimorar de verdade, mas tenho a impressão de que estagnei. Seu tópico me motivou a desenvolver isso. <3

Olá Convidado, seja bem-vindo ao One Piece RPG!
Links para ajuda:
Ver perfil do usuário
Oni
Membro
Membro

Créditos : 10
Warn :
Masculino Data de inscrição : 19/01/2013

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Qui 11 Fev 2016, 21:04

Acho que se eu fosse dar um conselho pra você ter uma narração perfeita, em poucas palavras eu diria pra vocês se basearem na minha.

''Existem dois tipos de pessoas: Os meus escravos, e os escravos dos meus escravos.''

-Imperadora Mary Ann I da Dinastia Sundays  

GUAP:

Ser Staffer:

Oni Achievments

Ver perfil do usuário
Shiro Borsalino
Civil
Civil

Créditos : Zero
Warn :

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Qui 11 Fev 2016, 21:06

Tutorial Convivendo em sociedade: Ser um BABACA ou um anjo?

Olá turma, nossa primeira aula vai ser sobre SER UM BABACA. Como podem ver nesse exemplo:

GM.Davy escreveu:
Acho que se eu fosse dar um conselho pra você ter uma narração perfeita, em poucas palavras eu diria pra vocês se basearem na minha.

Ser babaca não é legal.

Pronto, acabou a aula.

Ficha| Aventura

"MALDITO! Eu não sou feio, é que esse ângulo me favorece..."
Ver perfil do usuário
Takamoto Lisandro
Narrador
Narrador

Créditos : 21
Warn :
Masculino Data de inscrição : 29/12/2013

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Qui 11 Fev 2016, 23:44

Apoio o tutorial do Kent!

Ver perfil do usuário
Noah
Estagiário Narrador
Estagiário Narrador

Warn :
Masculino Data de inscrição : 12/04/2014

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Sex 12 Fev 2016, 12:30

Gente, o que dizer de skyblazer =P rsrs. Muito boa sua iniciativa sky gostei muito do que falou e eu pessoalmente li cada letra, e vim presta meu testemunho. Eu pessoalmente já sofri e ainda sofro muito com isso, eu já uso todos os pontos citados porem peco no português, gostei muito da parte de superar dificuldades , sky! Pq não postou isso antes? Eu sofri a beça com lulaby, mais o mesmo gostou muito de me narrar e eu de ser narrado por ele e verdade, levar uns tapas na cara e bom sim.. te faz um player melhor.

Desde os primórdios eu venho olhando narrações e procurando dica ate com escritores de livros já me envolvi (pegando dicas no youtube) rsrs. Sempre devemos melhorar mesmo. Infelizmente nem narrador eu consigo ser aceito pela staff. Mais do outro lado meu narrador diz que adorou a aventura e nem reclamou rsrs. Você deve procurar o melhor caminho sempre XD
Sky sempre olho seus post, graças a vc recentemente incorporei as dicas que me fizeram receber elogios, não o copio apenas vejo o q mais ressalta no texto, e agora estou trabalhando em meu estilo próprio \o/

(ficha no barnner)

[/b][/size]

Spoiler:

Spoiler:

Citação :
Objetivos :

= Recompença de +10 milhões =
= arma ALV=
= Haki =
= Rokushiki =
= Te meu Bando =
= Adquirir uma akuma no mi =
= derrotar um capitão da marinha =

Ver perfil do usuário
ReiDelas
Pirata
Pirata

Warn :
Masculino Data de inscrição : 13/08/2015

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Sex 20 Jan 2017, 13:00

Porco escreveu:
Como não gostar de um cara desses? <3

lol

Ver perfil do usuário
INSS.Kiodo
Honorário
Honorário

Créditos : 16
Warn :
Masculino Data de inscrição : 16/12/2010

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Sex 20 Jan 2017, 22:53

Boa iniciativa rapaz, até deixei o tópico como Fixo dessa área. Assim os players podem fazer nesse tópico aquilo que o Wolf fez contar sobre a sua evolução de narração, alem é claro do tutorial ter ficado excelente.

Olá Convidado, seja bem-vindo ao One Piece RPG.
O Painel a esquerda no fórum irá te ajudar.
Ver perfil do usuário
Alencar
Narrador
Narrador

Créditos : 45
Warn :
Masculino Data de inscrição : 12/07/2015

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Sex 20 Jan 2017, 23:17

Nossa, vi agora. Legal a iniciativa, parabéns pipoca (alguém falou pipoca?). Mestre Miagy

Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   

[Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos similares
-
» [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?
» [Tutorial][PT1] Criar um site - Layout
» [TUTORIAL] Como corrigir alguns erros da Hero Egnine
» [Tutorial] Como por novas armas no xas hero 3.91
» [Tutorial]Como Tirar o Erro: Script In Haging 4 Metodos[Tutorial]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
A Grande era dos Piratas :: Off - Game :: Area Livre :: Convívio-
Ir para: