A Grande era dos Piratas

FAQCalendárioInícioBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se
Últimos assuntos
» [M.E.P] Godyr
por MephistoII Sab 24 Jun - 20:03

» [M.E.P] Minato_TYF
por Kekzy Sab 24 Jun - 16:10

» ~ Central de Adoção ~
por Van Sex 23 Jun - 19:21

» [M.E.P-DeMolay]
por MephistoII Sex 23 Jun - 18:03

» Magic World
por Magma Qui 22 Jun - 23:27

» [M.E.P-Derrier Brando] Mudar o mundo
por Kekzy Qui 22 Jun - 13:32

» [OFF] Qual o último livro que você leu?
por MephistoII Qui 22 Jun - 1:36

» [M.E.P-Naomi] Um Prato a Se Comer Frio
por Bread Qui 22 Jun - 0:27

» [M.E.P] Endorphine
por MephistoII Ter 20 Jun - 22:32

» M.E.P - Maquiavel
por MephistoII Ter 20 Jun - 22:29

» Sou Castor Troy...
por MephistoII Ter 20 Jun - 20:22

» Recrutamento: Bando pirata South Blue
por Safadown Ter 20 Jun - 11:02

» Nova...
por Endorphine Ter 20 Jun - 10:19

» Novo de novo (?)
por Tensei Ter 20 Jun - 8:39

» M.E.P - Zarina
por MephistoII Ter 20 Jun - 0:37

» Konichiwa~
por Lavi-shi Seg 19 Jun - 22:06

» De volta!
por Safadown Seg 19 Jun - 21:37

» [kit] - Mizzu
por Mizzu Seg 19 Jun - 20:03

» [Kit] - Isabella Lundgren/Kinsane
por Kinsane Dom 18 Jun - 9:10

» [Kit] - Wing
por Satsumi Dom 18 Jun - 8:40

Facebook

------------
- NOSSO BANNER-

------------

Naruto AkatsukiPokémon Mythology RPG
RPG Hajime Naruto
Naruto Tebane

http://www.heroisdoolimporpg.com/

Compartilhe | 

[Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Sky
Honorário
Honorário

Créditos : 12
Warn :
Masculino Data de inscrição : 28/04/2014

MensagemAssunto: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan - 4:09

Bom dia, nakamas!

Eu sou o Skyblazer, caso você ainda não me conheça. Utilizarei este espaço para compartilhar com todos vocês algumas das melhores dicas sobre narração que julgo existir. Esse post será na forma de tutorial, mas, por favor, em nenhum momento pensem que estou aqui "ditando" como vocês devem escrever vossos posts, para que saia algo bom ou de qualidade. O propósito principal aqui é estabelecer algumas guidelines principalmente para que novos jogadores possam ter um piso sólido sobre o qual traçarem o início de suas jornadas no nosso amado OPRPG; e para que os antigos possam se reciclar e ter, quem sabe, uma nova ótica sobre como poderiam explorar aspectos novos de suas próprias narrações.

Tendo a introdução feita, vamos ao trabalho?

Passo 1 -> Entenda o seu próprio estilo narrativo.

O começo de todo grande herói tem um único ponto em comum: Todos sabiam muito bem a proposta que tinham, e a respeitaram no decorrer de suas gloriosas carreiras. Portanto, para que sua narração seja boa, é necessário que você compreenda o seu próprio estilo e, sobretudo, respeite a si mesmo. Nunca tente forçar sua narração para que esta venha a se parecer com a de alguém. O fato de que para fulano algo funciona muito bem, não necessariamente dá garantias de que funcionará para você.

Primeira pessoa? Terceira pessoa? Encontre o lugar aonde sua escrita torna-se mais fluida e confortável, e aproveite o passeio. Postar não deve, jamais, ser uma tarefa árdua e difícil de fazer. Se estiver sendo, acredite, existem grandes chances de você estar infringindo o seu próprio estilo; ou talvez até mesmo que não o tenha descoberto ainda.

Lembrem de Sun Tzu - "Master yourself, master the enemy". Conheçam-se, respeitem-se, estudem-se e vençam.

Passo 2 -> Aprimore-se constantemente.

Chegou a um nível aonde está adorando a narração? Acha que a mesma não pode melhorar em nenhum aspecto? Se considera o melhor narrador do fórum?

Então tem algo de muito errado.

O bom jogador sabe que a perfeição é como uma linha no horizonte. É algo para se almejar, mas nunca a ser alcançado. Até mesmo escritores famosos possuem espaço para melhora, e se você realmente acreditar que atingiu um nível de epicidade tão drástico a ponto de que não tem como progredir, então você atingiu um ponto muito perigoso de sua jornada.

Procure sempre estar atualizado junto às melhores narrações do jogo. Leia outras aventuras e, principalmente, perceba meandres existentes em cada uma delas. Você não deve copiar, mas deve saber absorver informações novas, e não existe nenhum método melhor de fazer isso do que a leitura. Ler é fundamental, na vida e no jogo.

Leia tudo. Leia seus autores favoritos, leia mangá, leia jornal, revista de fofocas, lista telefônica, quadrinhos... Leia absolutamente tudo que possui letras. Não existe absolutamente nada que você possa perder ao exercitar o hábito da leitura, pelo contrário, sempre só terá a ganhar. Mesmo que o conteúdo seja algo nonsense e absolutamente nada a ver, alguém que está lendo sempre estará um passo a frente daquele que não o faz.

Passo 3 -> Seja o protagonista.

Esse é um ponto aonde vejo MUITA gente aqui tendo problema. E é, ao mesmo tempo, o mais difícil de explicar. Algumas pessoas já nascem com um certo Q para os holofotes, enquanto que outras preferem mesmo as sombras e a quietude. Independentemente se você é alguém extrovertido ou tímido, uma coisa é certa: Você sempre irá querer que seu personagem tenha algum tipo de destaque, ou êxito, não é verdade?

Existe um segredo que eu compartilho constantemente com quem é mais próximo de mim, e que, agora, eu compartilharei com todos (Aliás, não é segredo, todo mundo já deve saber disso, lol). Estão prontos? Lá vai... O segredo para conseguir sucesso no OPRPG é...

... Fazer o narrador torcer por você.

Isso mesmo. Existem dois tipos de aventura, aqui no fórum: Aquela da qual os narradores fogem, e aquela que alguns narradores lutam para poder narrar. Isso é fruto da habilidade que alguns jogadores desenvolveram de fazer com que seja gostoso narrá-los. Com que o exercício de tal atividade não seja necessariamente uma penúria, mas, sim, um prazer. Algo legal de se fazer, o que, inclusive, faz com que mais posts sejam lhes proporcionados/dia; algumas vezes.

Vocês podem estar se perguntando: Mas sim, como eu faço exatamente isso? E a resposta é mais simples do que aparenta: Siga os dois passos acima, e seja digno. Exato. Seja digno. Não chore pelas dificuldades impostas. Não bata de frente com as propostas que o narrador tem pra você. ACREDITE na trama dele. Acredite que ele pode estar fazendo você perder essa luta não porque simplesmente é troll, ou está descontando as frustrações da vida dele em você; mas, sim, para que a trama se desenvolva da forma que ele planejou para você. Aceite as dificuldades, mostre esforço, mostre que você não está ali para COMPETIR com ele em nada, mas, sim, para criar JUNTO DELE uma história enriquecedora para todo o cenário OPRPG.

Passo 4 -> Interpretação >>>> Termos Técnicos.

Acredite em mim quando eu digo: Absolutamente ninguém gosta de ler posts repletos de termos técnicos; seja na área fisiológica (Eu atacaria a fossa pleuroplasmática da face pterofrontal do meu arqui-inimigo) ou na área literata (As flores caíam como plumas outonais jogadas em um inverno seco na planície tempestuosa e tão frígida quanto as gélidas manhãs de um tempo de outrora). Certo, okay, demonstrar que você tem conhecimentos é muito bom; mas compreenda que ninguém é obrigado a ter que googlear cada coisa que você diz, ou ter que ler quatro ou cinco vezes a mesma coisa para conseguir entender que você estava querendo dizer que estava sentindo frio.

Tente encontrar o meio termo entre interpretação e tecnicalidade. Você precisa, necessariamente, demonstrar que tem conhecimento de causa e escrita pontuais; mas que não está tentando dar um nó no cérebro de ninguém. Lembre que, para que um narrador sinta prazer em te narrar, é preciso que ele sinta-se relaxado ao ler seu post. Que ele, sobretudo, fique ansioso para clicar no link e abrir sua aventura. Se você obrigá-lo a ter um dicionário do lado sempre que posta, isso não o ajudará a gostar de você; e todo o progresso que viemos fazendo até agora terá sido jogado no lixo.

Passo 5, último e mais importante -> Se divirta.

Pode parecer clichê, mas não é. Se você não se divertir narrando seu personagem, as chances de que você venha a desanimar e excluí-lo em breve são enormes. E qual o impacto disso? A quebra da relação Jogador x PJ, antes de que o vínculo seja criado.

Criar um vínculo com seu personagem melhora, em muito, como você o narra. Você perceberá que começará a pensar como o personagem, e a reagir naturalmente frente às dificuldades que porventura vierem a surgir nas aventuras; mas isso OBRIGATORIAMENTE demanda tempo. Se você não se divertir, não aproveitará o character. Se não o aproveitar, desanimará. Desanimado, nunca será um jogador tão bom quanto poderia ser. Em suma: Crie algo que você AMA, pois só através do amor é possível buscar e perseguir a constante melhora que se faz necessária para se tornar uma verdadeira lenda nesse fórum repleto de tão bons competidores.

Por hoje, é isso, pessoal. Espero que vocês tenham conseguido extrair insights importantes dessa minha visão de jogo; e que possa ter sido de alguma forma útil para todos. Me ponho à disposição para tirar qualquer eventual dúvida via MP e Skype, e desejo a todos uma ótima jornada em busca do famigerado One Piece.

Muito obrigado a todos,

Cordialmente,
Skyblazer.

Ver perfil do usuário http://www.autocriticalbase.blogspot.com
Doule II
Civil
Civil

Créditos : 6
Warn :
Masculino Data de inscrição : 04/01/2016

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan - 4:25

Boas dicas, e eu já utilizo delas a muito tempo depois de seis anos aprendendo a narrar.

Ver perfil do usuário
Shiro Borsalino
Civil
Civil

Créditos : Zero
Warn :

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan - 4:46

Como não gostar de um cara desses? <3

Ficha| Aventura

"MALDITO! Eu não sou feio, é que esse ângulo me favorece..."
Ver perfil do usuário
Suchiro
Pirata
Pirata

Créditos : 6
Warn :
Masculino Data de inscrição : 12/02/2013

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan - 4:47

Parabéns por esse tutorial, para mim isso não é tão necessário, por que a maior parte já estava na minha cabeça, mas tenho certeza que isso vai ajudar boa parte do fórum Você é demais Sky!

http://www.youtube.com/user/MasterSuchiro?feature=mhee

narração:
fala
Narração
Ver perfil do usuário
Sky
Honorário
Honorário

Warn :

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan - 4:47

Muito bom Shouri! Parabéns!

E, por favor, caso tenha qualquer material adicional que ache pertinente, compartilha aqui com a gente que tem menos experiência! :)

Wing
Civil
Civil

Créditos : 10
Warn :
Masculino Data de inscrição : 31/05/2013

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan - 4:56

Ótimo, Sky. Mostrando a razão pela qual tem em mãos o título de Narrador Magnânimo (Hail Oni).

Eu já narrei diversos personagens, porém poucos deram certo e não me orgulho disso. Com a experiência posso afirmar que várias das coisas citadas em seu post realmente fazem muito sentido, como a adaptação que alguns forçam na narração e principalmente o último parágrafo do tema de protagonismo, que cita uma realidade crua que os narradores têm de enfrentar. Um pessoal aí, (e não só novatos, incluo alguns veteranos nesse meio) têm narrações maravilhosas mas não sabem lidar com falhas ou adversidade por parte do narrador, monopolizando seu enredo e narrativa à forma como julgam ser o correto. Sobre isso, só tenho uma colocação: não o faça! Uma aventura não é um conto de fadas perfeito que você escreve por completo, mas sim uma trama constituída por todos os jogadores nela inseridos, incluindo o narrador.

Sempre bom ver o ponto de vista de alguém mais experiente.
Ver perfil do usuário
Wander
Narrador
Narrador

Créditos : 3
Warn :
Masculino Data de inscrição : 05/07/2013

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan - 9:47

Muito bom, até me identifiquei com alguns erros que cometia (ou cometo ainda, não sei.) dentro dessas etapas.

- A partir daqui só tem relatos sobre minha narração em meu tempo de forum... Se não quiser ler, não continue.

Lendo essas dicas eu lembro que em meu inicio nesse fórum e por um bom tempo eu era uma pessoa insegura, sempre deprimido por ver as narrações daqueles que eram considerados bons players e achar que não teria como conseguir ser um bom player por competir com eles. Como resultado, passei muito tempo desanimado e praticamente não via nada interessante em minha narração, o que me fez pecar praticamente em todos os passos descritos em seu tutorial. Protagonismo então? Oh...

Depois de um tempo jogando com meu antigo atirador, o Wander Winterfell, comecei a pensar que ter um personagem com um EDC mais destrutivo me ajudaria a me animar mais... Porém, apagar o personagem aquela altura do campeonato seria sacanagem com o grupo que me acolheu e comigo mesmo, pois já tinha passado um bom tempo jogando com Wander. Dessa forma, a alternativa que escolhi foi ser forte e arranjar ânimo para narrar bem com aquele personagem.

Embora sentisse que minha narração e meu personagem me desanimavam, continuei jogando, sempre atendendo o prazo estabelecido pelo grupo. O que me dava vontade de jogar era agir com os amigos e fazer meu papel como atirador... Comecei a abrir os olhos e botei em mente: Se não fosse eu a ter o papel do APELÃO atirador do bando, quem seria? E a partir daí, comecei a criar respeito por mim mesmo, também passei a prezar por minha narração (Obrigado pelo 14 naquele treino, Sky, pra mim foi um 15.) e nem ligar mais para o que os outros acham sobre o que escrevo.

Agora, depois do reset, finalmente tenho o personagem destrutivo que eu tanto queria, e estou animado pra caramba! No meu bando só tem lutador de curta distancia, ou seja, os meu meus pensamentos de antes estavam certos, só eu tenho culhões para aguentar ter o EDC de APELÃO atirador nos grupos que entro. Awwww Yeaaaa

-Falas-
-Pensamentos-
Esquizofrenia (Fantasia)

Ficha | 2ª Aventura |Bando

RIP:

Ver perfil do usuário
Shiro Borsalino
Civil
Civil

Créditos : Zero
Warn :

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan - 10:59

Bem, eu também passei por isso.

Quando eu jogava com o Oni (Eu sou o Shiro Borsalino) eu me exigia muito. Via os posts do bando da Ash, do Luna do próprio Oni e ficava puto por que eu não conseguia narrar daquele jeito. Eu criei um personagem que em nada tinha a ver comigo e acabei desistindo dele.

Depois eu fui jogar com o Wolf e mais uma vez eu criei outro personagem que não combinava comigo. Desisti. E a frustração só ia acumulando. Fiquei um tempo fora do fórum, dei uma relaxada e voltei para jogar novamente com o Wing.

Eu então fiz o Joe Namor, que sem dúvidas foi o personagem que eu narrei melhor. Isso por que eu adotei um estilo de narração que era mais impulsivo, baseado mais em me divertir do que em tirar nota total no final da aventura. Isso melhorou minha narração pra caramba, pois a minha diversão impulsionava minha narração e vice-e-versa.

Agora estou com o Kant e confesso que estou empolgado com o meu personagem. Por mais que a vontade de ser um dos melhores narradores do fórum seja ainda uma das principais motivações para eu postar, eu estou fazendo igual o Wander disse, estou respeitando a mim e ao meu personagem. Criei um estilo próprio de narração e a cada post estou tentando evoluir dentro do meu próprio estilo. Para as pessoas que não encontraram sua força correta de narrar dou duas dicas: Leia (pode ser mangá ou quadrinhos, tanto faz, mas sempre é bom ler algo) e se possível faça um post em off para você mesmo, tentando narrações diferentes (primeira pessoa, terceira pessoa onipresente, terceira pessoa pessoal etc).

Acho que é só isso. Ah, e Sky, continue com suas dicas. :)

Ficha| Aventura

"MALDITO! Eu não sou feio, é que esse ângulo me favorece..."
Ver perfil do usuário
Sky
Honorário
Honorário

Warn :

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan - 11:46

@Suchiro - Obrigado! A intenção é justamente tocar todo mundo que ainda não conseguiu colocar em prática os 5 passos ^_^

@Wing - Hail Oni pra vossa senhoria também, afinal de contas sua narração não fica devendo em nada para a de ninguém aqui! Hahah, e, ah, concordo em gênero, número, e grau. Duas mentes juntas sempre gerarão mais diversão do que duas conflitantes. Lógica pura! Valeu demais pelo reforço na temática e pela participação! ^_^

@Wander - Seu exemplo é perfeito para mostrar pra todo novato que um dia venha a ler esse post que é possível sim progredir a ponto de se tornar um dos melhores, se não o melhor, jogador em sua posição. És um grande exemplo, Wand!

@Shiro - Cara, você é o Griffith, e tem o nome e sobrenome de filósofos famosos. Agora ninguém pode com esse seu personagem! Hauehauh Eu acompanhei alguns posts seus com o Namor, e mesmo não sendo um grande fã do aspecto zoeiro confesso que era de encher os olhos ver a interação entre você e Wing!

Adorei o toque sobre postar em OFF. O Exercício representa uma parte muito importante do auto-aperfeiçoamento! Boa!

Obrigado pelo feedback de todos ^_^

Oni
Membro
Membro

Créditos : 10
Warn :
Masculino Data de inscrição : 19/01/2013

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   Dom 31 Jan - 13:05

Sempre usei essas estratégias sem perceber. Mas acredito que a única que eu realmente conseguia traduzir em pensamentos (e não fazia por impulso) era o negócio de ser o protagonista.

Meus narradores sempre amavam o Davy, a forma engraçada como ele agia e o jeito como ele nunca fugiu de nenhuma luta. A Ash, o Hanzo, e principalmente o Wolf, sempre curtiram postar por causa do jeito do Davy, e eu não tenho reclamação de nenhuma aventura minha por isso.

No meu PvP contra o Luna eu tomei uma surra, mas fiz várias pessoas gargalharem junto comigo.

E o ponto principal é realmente a diversão.

Não poderia concordar mais com você, Sky. E nem tenho nada a adicionar.

Aliás, talvez, só ratificar as suas falas. Eu, como narrador, tive minha melhor experiência de narração com o Jarok. O cara é 100% RPG, jogava por pura diversão e interpretando o jeito impulsivo do personagem. Era fodao em post de luta mas nunca lutava pq era o jeito do personagem dele. Pra mim o cara é o significado de RPG, e o tanto de prêmio que ele negou por interpretar o personagem naquela aventura... Pqp. Pra mim RPG é isso: Role Playing Game. Jogo de interpretação. A partir do momento em que você para de interpretar pra fazer meta-game, tudo perde o sentido e você estraga as coisas. Intérprete de forma a fazer seu personagem se destacar (ser o protagonista), sempre tentando melhorar e se divertir, que você vai estar no caminho certo com ctz. Digo isso pq to no fórum há muito tempo (desde 2013) e nunca me desanimei com meu personagem (não por culpa minha... Cofshiro cofwing)

''Existem dois tipos de pessoas: Os meus escravos, e os escravos dos meus escravos.''

-Imperadora Mary Ann I da Dinastia Sundays  

GUAP:

Ser Staffer:

Oni Achievments

Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?   

[Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» [Tutorial] - Narração: Céu ou Inferno?
» Tutorial: Narração e Aventuras
» [Tutorial][PT1] Criar um site - Layout
» [TUTORIAL] Como corrigir alguns erros da Hero Egnine
» [Tutorial] Como por novas armas no xas hero 3.91

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
A Grande era dos Piratas :: Off - Game :: Area Livre :: Convívio-
Ir para: