A Grande era dos Piratas



 
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 ~ Atributos ~

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Wolfgang
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Feminino Data de inscrição : 12/02/2011
Idade : 23
Localização : North Blue - Wars Island

MensagemAssunto: ~ Atributos ~   Seg 04 Jan 2016, 12:13


~ ATRIBUTOS ~

Existem 9 atributos em nosso RPG, sendo eles, Dano, Acerto, Pontaria, Esquiva, Bloqueio, Resistência, Velocidade de Ataque, Persistência e Manipulação. Cada um deles tem suas próprias especificidades e capacidades. A depender de quantos pontos você põe em cada atributo, maior será a capacidade do seu personagem de utilizar aquela habilidade específica. Os atributos podem ser desde físicos até mentais, e todos eles podem ser utilizados em combate de alguma forma.

Além dos 9 Atributos, também há dois ''atributos'' chamados HP e SP, eles definem, respectivamente, o quão saudável e o quão disposto o seu personagem está. Os dois são atributos em que não se pode colocar ''pontos'' para fazê-los ficar mais fortes, e tem fórmulas próprias. Mas ambos são tão importantes quanto qualquer outro atributo.

Os nove atributos principais são divididos em Ranks, ou ''Faixas de força'', que servem pra diferenciar narrativamente uma quantidade de pontos aplicados em atributos. Se ambos os atributos utilizados para aferição estiverem na mesma faixa, não importa a diferença (13x15, por exemplo). O que será levado em conta é a qualidade narrativa(narração) dos envolvidos.


GraduaçãoPontos
Inábil0
Normal1~10
Habilidoso11~25
Especialista26~49
Mestre50~89
Incrível90~125
Épico126~200
Lendário201~400

~ ATRIBUTOS ~


  • DANO (DN)
    Medidor de quanto de HP será subtraído do inimigo ao ser atingido por seus ataques. Narrativamente é também um medidor da força física do personagem.

  • ACERTO (AC)
    Medidor de quanta precisão você tem para golpes corpo a corpo (média e curta distancia) em relação a esquiva e bloqueio do alvo. Narrativamente mede a sua destreza com armas de combate corpo a corpo.

  • PONTARIA (PON)
    Medidor de quanta precisão você tem para golpes a distância (Projéteis, disparos, lançamentos) em relação a esquiva e bloqueio do alvo. Narrativamente mede a sua destreza com armas de disparo.

  • ESQUIVA (ESQ)
    Medidor do quão rápido o seu personagem é para se mover de forma a tentar-se esquivar dos ataques direcionados a si.

  • BLOQUEIO (BLQ)
    Medidor do quão rápido o seu personagem é para se mover de forma a tentar-se bloquear os golpes direcionados a si.

    OBS: A agilidade/velocidade do personagem é baseado na média entre Esquiva e Bloqueio, ou seja (Esquiva + Bloqeui)/2.
    Essa média é utilizada apenas para comparar a velocidade de duas pessoas, não expressa a velocidade que uma pessoa pode atingir ou qualquer tipo de bonificação, é apenas para ter noção do quão rápido alguém é em relação a outras pessoas. Essa média entre atributos é uma simplificação do que os dois atributos representam, sua capacidade de correr, acrobacias e etc, isso não quer dizer que alguém com baixos atributos não é capaz de atingir alguém veloz, apenas não o  acompanharia em uma corrida por exemplo.


  • RESISTÊNCIA (RES)
    Medidor do quanto você resiste a um golpe físico. Sempre que sofrer um dano físico, será subtraído o valor de sua resistência do dano do ataque utilizado e o valor restante é o que será deduzido do seu HP.

  • PERCEPÇÃO(PRC)
    Capacidade de perceber as coisas a sua volta, seja uma mentira que lhe é contada, como pequenos detalhes na paisagem ou ações de uma pessoa, além disso suas chances de evitar uma armadilha e emboscadas são maiores uma vez que você é capaz de detectar anormalidades como um fio escondido ou objetivos que não deveriam estar ali. Técnicas de ilusão e afins afetam sua percepção dando a impressão de estar vendo outra coisa, mas com uma percepção alta você será capaz de ver através da ilusão, não sendo afetado pela mesma.

  • MANIPULAÇÃO (MNP)
    Sua capacidade de realizar ''ataques'' mentais. Narrativamente representa seu nível de lábia para tentar ludibriar outros a sua volta, tendo mais facilidade em obter informações e tentando desestabilizá-lo psicologicamente para ter alguma vantagem.

  • Velocidade de Ataque (VDA)
    A quantidade de ataques/ações que você pode realizar por post. Este é o único atributo FIXO, valendo sempre 3.


Observações


  • O atributo Acerto recebe como bonificação 50% do valor da Pontaria, bem como vise versa;
  • O atributo Esquiva recebe como bonificação 50% do valor do Bloqueio, bem como vise versa;
  • Os 50% não vão somar com outros pontos;
  • Os 50% são em relação ao atributo bruto + racial, ou seja, bônus EdC por exemplo não são contabilizados;
  • Os 50% não influenciam em outros cálculos como SP ou HP;
  • O atributo bonificado pelos 50% não pode ficar na mesma faixa de atributo do que o seu atributo primario, ou seja, se seu Acerto for Habilidoso a sua Pontaria não passara de Normal mesmo que tenha pontos suficiente para isso (valido apenas para o caso em que os 50% é utilizado);
  • O valor é sempre arredondado para baixo;
  • A bonificação dos 50% deverá ficar na ficha com a cor Laranja.


Exemplo I

DANO:20 (+ 10 EDC) (+ 10 Arma) = 40
ACERTO:27 (+ 10 EDC) (+3 Racial) (5 Bônus) = 40
PONTARIA:10 (15 Bônus) = 15
ESQUIVA:27 (+ 3 Racial) (+ 10 EDC) (5 Bônus) = 40
BLOQUEIO: 10 (15 Bônus) = 15

Nesse caso os 50% vindos do Acerto e Esquiva (15) são superiores ao atributo bruto do Bloqueio e Pontaria (10), então é utilizado o bônus de 15 correspondente aos 50% e os 10 do atributo brutos são ignorados, pois não há soma entre eles.

Exemplo II

DANO:20 (+ 10 EDC) (+ 10 Arma) = 40
ACERTO:27 (+ 10 EDC) (+3 Racial)  (12 Bônus) = 40
PONTARIA:25 (15 Bônus) = 25
ESQUIVA:27 (+ 3 Racial) (+ 10 EDC)(12 Bônus) = 40
BLOQUEIO: 25 (15 Bônus) = 25

Nesse caso os 50% vindos do Acerto e Esquiva (15) são inferiores ao atributo bruto do Bloqueio e Pontaria (25), então é utilizado o atributo bruto e os 50% de bônus são ignorados.

Exemplo III

DANO:20 (+ 20 EDC) (+ 10 Arma) = 50
ACERTO: 0 (11 Bônus) = 10
PONTARIA:19 (+ 3 Racial) = 22
ESQUIVA: 0 (11 Bônus) = 10
BLOQUEIO:19 (+ 3 Racial) = 22

Nesse caso o atributo Acerto beneficiado com os 50% estaria na mesma categoria que a Pontaria, mas devido a restrição ele é mantido na categoria anterior. cujo o máximo são 10 pontos, o mesmo vale para bloqueio e esquiva.

Exemplo IV

DANO:20 (+ 10 EDC) (+ 10 Arma) = 40
ACERTO: 9 (+ 3 Racial) (+ 10 EDC) (11 Bônus)= 22
PONTARIA:19 (+ 3 Racial) (6 Bônus) = 22
ESQUIVA: 9 (+ 3 Racial) (+ 10 EDC) (11 Bônus) = 22
BLOQUEIO:19 (+ 3 Racial) (6 Bônus) = 22

Nesse caso os atributos Acerto/Pontaria permanecem na mesma faixa, pois nenhum dos doise está sendo beneficiado com so 50% de bônus, o mesmo vale pare Bloqueio e Esquiva.


~ HP e SP ~

H.P:

H.P, do inglês, Health Points, ou Pontos de Saúde, é auto-explicativo e define o quão saudável o seu personagem está. Existem várias formas de se diminuir o HP de alguém. A primeira dela, e a mais comum de todas, é utilizar o atributo Dano ao acertar um ataque contra o seu alvo. A segunda forma mais famosa de diminuir o HP de alguém, é utilizar formas narrativas e aplicar algum efeito que reduza o HP do oponente (envenenamento, sangramento, etc).

HP aumenta com o ganho de EXP e passagem de level, abaixo segue o calculo de cada level:

Citação :
Level 1: ((EXP/3)+4)x6
Level 2: ((EXP/3)+8)x6
Level 3: ((EXP/3)+21)x6
Level 4: ((EXP/3)+48)x6
Level 5: ((EXP/3)+65)x6
Level 6: ((EXP/3)+92)x6
Level 7: ((EXP/3)+99)x6
Level 8: ((EXP/3)+106)x6
Level 9: ((EXP/3)+113)x6
Level 10: ((EXP/3)+120)X6

Para aqueles que possam vir a enfrentar dificuldades com o calculo de HP segue o link para a calculadora que irá calcular o seu HP de acordo com a exp: calculadora.

S.P:

S.P, do inglês, Stamina Points, ou Pontos de Estamina, também tem um nome auto-explicativo. Define o quanto o seu personagem está cansado. Quanto menos SP, maior é o cansaço que o seu personagem sente. Só existe uma forma de perder SP, e ela é utilizar ele para ativar as suas técnicas.

O SP diminui de acordo com a quantidade de técnicas que você utiliza, porém, você pode aumentar a sua quantidade de SP ao colocar pontos em seus atributos, de acordo com a seguinte fórmula:

Citação :
50 base + {[EXP/ 8] * 10}

~ Como Conseguir Mais Atributos ~

Antes do Reset, a única forma de conseguir aumentar os seus atributos era através dos Treinos. Devido às várias reclamações dos players quanto à rigorosidade nas avaliações dos treinos, e do quão cansativo era fazê-los para receber uma nota boa, a staff decidiu mudar o sistema de treinos.

Agora, para se conseguir aumentar os seus atributos, tudo o que você precisa é fazer suas aventuras normalmente, e narrar o melhor que puder, pois toda a EXP que você receber será convertida em atributos para você distribuir.

Ler mais sobre isso em: Tópico do EXP

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