A Grande era dos Piratas



 
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 ~ Perícias ~

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Wolfgang
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MensagemAssunto: ~ Perícias ~   Seg 04 Jan 2016, 12:11


O QUE SÃO PERÍCIAS

As perícias são um tipo de vantagem. Portanto, na Ficha de Personagem, elas são anotadas no espaço destinado às perícias. Cada perícia é representa um grupo de conhecimentos que são os ofícios, coisas que o personagem sabe fazer além de lutar. Não há perícias ligadas a armas e combate, embora algumas até possam ser usadas para atacar, elas não têm efeito sobre as estatísticas de combate normais do personagem. Nenhuma perícia vai, jamais, ter qualquer efeito sofre a Força de Ataque ou Força de Defesa.


COMO TER PERÍCIAS

O aprendizado de perícias acontece durante as aventuras em um único post especificamente para isso (lembrando que é um post para cada perícia, não é permitido aprender mais de duas perícias no mesmo post). Durante esse post e apenas durante ele o jogador terá liberdade para narras e controlar o NPC que irá ensiná-lo a perícia, de forma propícia ao aprendizado da mesma. Vale lembrar que isso vale apenas para esse post, se algum NPC for criado durante ele deverá ir embora antes do final do mesmo. Mas tudo dentro do cenário definido anteriormente pelo narrador. E preenchendo os seguintes quesitos:

- Criatividade
- Bom senso
- Parte teórica
- Aplicação da habilidade, parte prática.
- Um mestre para ensiná-lo.
- Um ambiente que contenha o necessário para o aprendizado, no caso o player deverá avisar o narrador antes que quer aprender tal perícia.


COMPRANDO PERÍCIAS

As perícias também serão possíveis de serem compradas in-game. Para isso, basta que o player vá, com uma certa quantia de dinheiro, buscar uma fonte de conhecimento para adquirir a sua perícia (um professor, uma biblioteca...). Após encontrá-la, o player pagará o valor (equivalente ao número de perícias que já comprou anteriormente) e então, com a ajuda de seu narrador, terá aprendido automaticamente a perícia no post seguinte, pulando a exaustiva etapa de descrever todo o aprendizado.

Os valores de compra das perícias começará com 500.000 B$ e irá sempre dobrar para as perícias seguintes, dessa forma:

1ª perícia - 500.000 B$
2ª perícia - 1.000.000 B$
3ª perícia - 2.000.000 B$
4ª perícia - 4.000.000 B$
5ª perícia - 8.000.000 B$
.
.
.
Lembre-se que, das 2 Perícias limitadas por nível, apenas 1 poderá ser aprendida por meio de compra, tendo a outra de ser obrigatoriamente da maneira tradicional. Jogadores com Genialidade, entretanto, poderão comprar ambas e os Dementes não poderão comprar nenhuma.


LISTA DE PERÍCIAS

Você verá a seguir explicações sobre cada perícia, atente-se ao escolher cada perícia pois influenciará diretamente no seu personagem, assim como no seu ofício.


  • Perícias

Acrobacia: você pode equilibrar-se em pequenas superfícies, andar sobre cordas, fazer malabarismo, saltos mortais, etc.

Alpinismo: você sabe escalar montanhas, subir em muros altos, árvores e até edifícios.

Anatomia Humana:você possui conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano tanto externamente quanto internamente, reconhecendo desde o desempenho dos órgãos até a composição genética humana.

Armadilhas:você sabe construir, armar e desarmar armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.

Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir fechaduras e cadeados trancados.

Astronomia: você sabe reconhecer estrelas e constelações, ler mapas estelares e saber se existem planetas à volta de uma estrela.

Atuação: você é um ator. Pode simular emoções que não está sentindo.

Botânica:você reconhece tudo sobre as plantas e suas propriedades, desde o nome e localização até suas características peculiares.

Carpintaria: Você possui a habilidade de executar os mais diversos trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, entre outros. Você tem noções de geometria e um vasto conhecimento de como lidar com madeira no seu estado natural (madeira maciça), o que o diferencia da marcenaria.

Ciências Proibidas: você conhece coisas que não deveria: ocultismo, ufologia...

Cirurgia: Você sabe tratar de doenças e ferimentos internos.

Corrida: Você é um corredor de curta e longa distância.

Costura: Sabe costurar as mais diversas roupas e malhas.

Culinária: você sabe elaborar os melhores pratos a partir de receitas ou pela arte de improvisação.

Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.

Dança: Sabe aplicar passes de dança qualquer como um ótimo dançarino expert.

Diagnose: você sabe dizer se uma pessoa está doente, reconhecer a doença e determinar a maneira de curá-la.

Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou apenas ocultar a própria aparência.

Doma: você sabe domar animais selvagens.

Engenharia: você sabe construir (mas não consertar) máquinas e armas de fogo.

Escudista: Você tem capacidade de utilizar um escudo durante o combate enquanto luta com outra arma primária.

Lógica: Você agora consegue entender a criação de enigmas e criar os seus próprios, isso lhe garante um intelecto um tanto mais poderoso.

Estratégia: Você tem um intelecto avantajado e consegue criar estratégias bem elaboradas e complexas para atingir seus objetivos.

Criação de Projéteis: Você conhece técnicas de criação dos mais diferentes tipos de projéteis, podendo usar sua criatividade, bom senso e uma explicação razoável para criar munições explosivas, incendiárias ou mesmo as que desviam de trajeto. Utilize-as para seus arcos, estilingues ou pistolas. Conhecem as sementes do Usopp? Pois bem, o céu é o limite! Bom senso e o Avaliador também.

Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos, obras de arte e outros objetos, e também reconhecer peças falsificadas.

Farmácia: você sabe fazer e preparar diversos medicamentos, desde simples dores de cabeça até para doenças mais graves.

Física: Você tem pleno conhecimento das forças e leis naturais que regem o universo.

Forja: você sabe forjar e moldar novas armas brancas a partir do metal e muito trabalho.

Fotografia: você sabe tirar fotos profissionais e, se tiver acesso a um laboratório, revelar fotos.

Furtividade: você sabe se esconder e também mover-se em silêncio e sem ser visto.

Geografia: você sabe fazer mapas e reconhecer lugares através da paisagem.

Hipnose: você pode afetar a mente de uma pessoa e torná-la mais fácil de manipular.

História: você sabe sobre os fatos notáveis ocorridos na história da humanidade.

Ilusionismo: Arte cénica de entreter e sugestionar uma audiência criando ilusões que confundem e surpreendem, geralmente por darem a impressão de que algo impossível aconteceu, como se o executante tivesse poderes sobrenaturais.

Instrumentos Musicais: você sabe tocar instrumentos musicais de vários tipos.

Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão emocional, você pode conseguir de uma pessoa aquilo que deseja.

Intimidação: Você convence as pessoas usando ameaças e coação, além de conseguir desestabilizar algumas até com o olhar.

Jogos: você conhece muitos jogos, como cartas, jogos de tabuleiro, etc...

Lábia: Como Intimidação, mas usa bajulação e conversa mole em vez de ameaças.

Leitura Labial: você sabe descobrir o que alguém está dizendo observando os movimentos de sua boca.

Linguagem de Sinais: você pode se comunicar sem som, com gestos.

Luta de Rua: Você consegue lutar o estilo mais comum. Sem regras e posturas, apenas mãos, braços, pernas, pés, cabeça e tudo o que você puder utilizar de seu próprio corpo para causar dano ao inimigo e manter-se vivo. Lembre-se, nas ruas, o que importa é sobreviver.

Marcenaria: você tem a habilidade de de transformar madeira em um objeto útil ou decorativo. Você possuir o dom da criatividade e saber desenhar em perspectiva, além de ter um vasto conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área. A marcenaria está mais ligada ao trabalho artesanal.

Mecânica: você sabe consertar (mas não construir) máquinas e armas.

Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou momentos seguintes.

Montaria: você sabe montar cavalos e outros animais de montaria, como elefantes e camelos, etc.

Natação: você sabe nadar em todos os estilos possíveis, além de conseguir mergulhar com os equipamentos adequados e fazer apneia para prolongar o fôlego.

Navegação: você sabe dizer onde está e em que direção deve seguir, além de conseguir ler mapas com precisão.

Nutrição: você reconhece todos os segredos para promover, recuperar e manter a saúde por meio da alimentação, tendo conhecimento sobre os nutrientes de cada alimento e sabendo identificar a qualidade dos mesmos. Não significa que você saiba cozinhar.

Pesca:você sabe pegar peixes e outros animais aquáticos com linha e anzol, rede ou arpão.

Pilotagem: Você sabe os fundamentos para pilotar os veículos e por isso pode aprender rapidamente como manobrar qualquer um com um pouco de prática.

Pintura: você sabe desenhar e pintar, criando bandeiras ou belos quadros que podem lhe
render dinheiro.

Prestidigitação: você pode fazer truques com pequenos objetos, fazendo sumir moedas, lenços e cartas de baralho como se fosse mágica.

Primeiros Socorros: você sabe fazer curativos, reduzir fraturas, deter sangramentos e outras coisas que se deve fazer ou não fazer em caso de acidentes com vítimas.

Psicologia: você conhece a mente humana e, se tiver informações suficientes, pode prever o comportamento de uma pessoa ou grupo de pessoas.

Psiquiatria:você sabe lidar com traumas e doenças mentais.

Química: você consegue misturar diferentes substâncias para gerar novas, ou mesmo criá-las do zero com os devidos compostos. Além disso, tem a capacidade de reconhecer suas propriedades e composições.

Punga:você sabe bater carteiras.

Rastreio: você sabe seguir pistas, rastros e pegadas.

Redação: você sabe produzir textos profissionais: relatórios, poesias, romances, reportagens, cartas de amor...

Sedução: você sabe fingir sentimentos românticos com relação à vítima além de conseguir ser sensual e atrativo. É como lábia e intimidação, mas utiliza a sensualidade.

Toxicologia: você tem conhecimento em venenos e conhece seus efeitos, sabendo como prepará-los e como neutralizá-los.

Treinamento: você sabe treinar animais domésticos para fazer truques simples, como andar, parar, sentar, guardar e atacar.

Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros socorros e fazer cirurgias em animais. Funciona como Medicina, mas apenas para animais.

Zoologia: você consegue analisar os animais no que se refere à sua biologia, genética, fisiologia, anatomia, ecologia, geografia e evolução.


- No começo do POST DE APRENDIZADO deverá estar claro qual perícia estará sendo levada em questão.
- Você só pode ter no máximo 20 (vinte) perícias.
- DEPOIS QUE aprender (Ou seja, APÓS O AVALIADOR DA AVENTURA DIZER QUE APRENDEU) uma perícia deverá postar em sua ficha que perícia aprendeu pedindo a atualização da mesma JUNTO da avaliação final da aventura.
- Inicialmente você poderá escolher apenas três perícias.
- Poderá obter até 2 perícias por level.
- 2 perícias por aventura.
- Poderá aprender perícia a cada 2 aventuras, ou seja, aventura sim, aventura não.
- Cuidado ao escolher elas influenciam diretamente o seu oficio, escolha com cuidado.



Modelos de Post Normal e de Aprendizado:

Citação :
O POST NORMAL:

Citação :
POST NORMAL, INTERLIGADO AO POST ANTERIOR DO NARRADOR E AO AMBIENTE EM QUE SE ENCONTRA.
POST DENTRO DO SENSO DE NARRAÇÃO DO FÓRUM.


O POST DE APRENDIZADO:

Citação :
PARTE DO POST NORMAL:
- INTERLIGADO AO POST ANTERIOR DO NARRADOR E AO AMBIENTE EM QUE SE ENCONTRA.

- POST DENTRO DO SENSO DE NARRAÇÃO DO FÓRUM.

-X

PARTE DO POST NA FORMA DE APRENDIZADO, AQUI O PLAYER TERIA A LIBERDADE, NÃO COMPLETA, DE CRIAR SEUS "ACONTECIMENTOS".

- USAR O NPC APRESENTADO ANTERIORMENTE PELO NARRADOR.

- USAR UM NPC CRIADO APENAS PARA ESTE MOMENTO, SABENDO QUE NO FIM DO MOMENTO DE APRENDIZADO ELE IRIA EMBORA.

- SEMPRE DENTRO DO BOM SENSO, NADA DE FATOS RELACIONADOS A "ZOAÇÃO" OU FORA DO CONTEXTO DO ANIME.

- FATOS SEMPRE NO AMBIENTE ATUAL, SE O NARRADOR ESTÁ TE NARRANDO DENTRO DE UMA FLORESTA, VOCÊ FARÁ/APRENDERÁ SEU/SUA TREINO/PERÍCIA/CRIAÇÃO TAMBÉM DENTRO DESTA FLORESTA, MUDANÇA DE AMBIENTE É SIMPLESMENTE IMPOSSÍVEL.

- SIMILAR A UMA MINI FANFIC, IGUAL POSTS DE TREINO DE ANTIGAMENTE, CONTENDO OU NÃO UM MESTRE PARA ENSINÁ-LO (ISTO DEPENDERÁ DO QUE VOCÊ ESTIVER FAZENDO).
-X

PARTE DO POST NORMAL:

- AQUI TERIA SUA CONDIÇÃO FÍSICA APÓS A PARTE DO APRENDIZADO.

- CONTENDO TAMBÉM SUAS CONDIÇÕES NORMAIS DE POST.

- TENDO OU NÃO FALAS, PENSAMENTOS.

- TENDO CONDIÇÕES INTERLIGADAS AO POST ANTERIOR DO NARRADOR E AO AMBIENTE EM QUE SE ENCONTRA.

- POST DENTRO DO SENSO DE NARRAÇÃO DO FÓRUM.


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